SINAIS DE ALERTA DE QUE VOCÊ PRECISA PROCURAR UM MÉDICO

Rotineiramente, é de extrema importância que você faça consultas médicas com seu médico de confiança para avaliação de sua saúde, mesmo estando assintomático, apenas para averiguação e check-ups.

Você precisa fazer uma consulta médica sempre que apresentar qualquer sintoma em seu corpo, para que, sendo um problema de saúde, seja diagnosticado e tratado precocemente.  Nunca faça automedicação ou fique postergando uma ida ao médico diante de uma alteração em seu corpo. É melhor e mais fácil apagar o fogo quando ainda é uma faísca do que quando já se tornou um incêndio.

Muitas pessoas acreditam que “tudo é normal da velhice”. Dores, mal-estar, cansaço, tontura, alterações nos hábitos intestinal e urinário, esquecimentos e alterações de memória, por mais que frequentes, não fazem parte do envelhecimento normal! Na grande maioria das vezes indicam doenças que precisam ser tratadas e, se não curadas, pelo menos amenizadas, para uma melhor qualidade de vida.

Fique atento e procure seu médico de confiança o mais rápido possível se apresentar:

  1. Alteração de peso. Ganho excessivo ou perda de peso em curto espaço de tempo (semanas, meses) merecem uma atenção especial. Podem ser um sinal de que alguma doença esteja ocorrendo em seu corpo.
  2. Febre nunca é normal. Pode ser sinal de uma infecção (gripe, COVID, pneumonia, apendicite, diverticulite, infecções urinárias, erisipela, etc) ou de outras doenças, como tumores e “reumatismos”.
  3. Alterações de memória. Idosos que apresentam esquecimentos provavelmente sejam portadores de “demências” (como Alzheimer), tumores cerebrais, hematomas intracerebrais, depressão, déficits de vitaminas, doenças de tireóide, infecções, entre tantas causas. Uma avaliação minuciosa deve ser feita para um melhor diagnóstico e abordagem terapêutica.
  4. Sangramentos. Salvo os pequenas hematomas na pele dos membros superiores e inferiores dos idosos, ocasionados espontaneamente ou com traumatismos, nenhum sangramento é considerado normal, podendo ser sinal de doenças graves ou de efeitos indesejados de remédios. Observe sempre seu corpo e suas eliminações, como secreções, urina e fezes. Se apresentar fezes enegrecidas, como piche, mal cheirosas, ou se em algum momento apresentar vômitos semelhantes a uma borra de café, é porque está apresentando sangramentos digestivos. Para mulheres que já entraram em menopausa, nenhum sangramento via vaginal pode ser considerado normal.
  5. Alteração na cor da pele. Pele mais pálida, principalmente na conjuntiva dos olhos (a parte mais avermelhada que aparece quando puxamos a pálpebra inferior), assim como palidez ou tom discretamente amarelado das palmas das mãos e dos pés, podem ser sinais de anemia, ainda mais se a pessoa estiver sentindo-se mais cansada para fazer as atividades que comumente fazia, principalmente aos esforços físicos. Anemia não é normal do envelhecimento, sendo, na maioria das vezes, uma manifestação de alguma outra doença.

Pele amarelada, assim como a esclera do olho amarelada (a parte branca do olho), é sinal de icterícia (conhecida como amarelão), podendo ser devido a doenças do sangue, do fígado ou do pâncreas.

Pele azulada, vista mais na ponta dos dedos dos pés, das mãos ou na ponta do nariz e das orelhas, podem ser sinais de doenças respiratórias, cardíacas ou vasculares, muitas potencialmente graves.

  1. Confusão mental. Muitos idosos podem apresentar uma gama de patologias tendo como principal (ou único) sintoma um quadro de confusão mental aguda. Aquele indivíduo que ao acordar não identificou seu quarto, ou que apresentou alucinações visuais ou auditivas, ou não reconheceu seu familiar que mora junto, ou que, ao já apresentar alguma doença que cause alteração mental (como Alzheimer), apresentou uma piora súbita, pode estar apresentando uma infecção (como uma pneumonia, mesmo sem febre ou tosse; uma infecção urinária, mesmo sem ardência para urinar), uma doença cardiovascular (como um  infarto, um AVC – “derrame cerebral”, uma embolia pulmonar), desidratação, impactação fecal, entre tantas outras causas que precisam ser analisadas de forma emergencial.
  2. Síncopes, mais conhecida como desmaios, podem ser de origem cardíaca ou emocional.
  3. Na maioria das vezes duram poucos dias e se resolvem espontaneamente. Porém, se persistentes, podem ser sinais de infecções mais sérias, intolerâncias alimentares ou doenças intestinais. Deve sempre se ter cuidado para se manter uma boa ingesta de água durante os dias em que estiver manifestando evacuações líquidas, para evitar desidratação. Nunca utilize automedicação para tratamento de diarréias.
  4. Dor é um sinal de alerta de que alguma coisa está errada. Não existe dor normal do envelhecimento. Toda dor precisa ser tratada e sua causa descoberta para se fazer tratamento específico de sua origem, e não apenas do sintoma.
  5. Perda dos movimentos ou outros sintomas neurológicos. Perder ou sentir diminuída a força de um membro, de forma súbita, assim como começar de uma hora para outra falar errado, ou falar enrolado, ou perder a fala, ou ter cegueira aguda, muito provavelmente é sinal de um acidente vascular cerebral (AVC, “derrame”) e necessita de atendimento imediato em setor de emergência hospitalar.
  6. Falta de ar pode ser sinal de doenças cardíacas, respiratórias ou sanguíneas. Se começou de forma aguda, deve ter atendimento o mais rápido possível.