Dicas de saúde para idosos no inverno
O inverno é um período muito delicado à vida do idoso. Os cuidados com a saúde devem ser dobrados, a fim de se evitar, principalmente, as doenças respiratórias (como gripes e pneumonias) e doenças cardiovasculares (como infartos e “derrames”), mais comuns neste período do ano.
ALIMENTAÇÃO:
– Mantenha ingesta adequada de líquidos. Evite bebidas muito quentes ou muito geladas.
– Coma frutas da estação, como laranja e bergamota, que são ricas em vitamina C e fortalecem as defesas do organismo. Gengibre, linhaça, cenoura, amêndoas e castanhas também têm influências no sistema de defesa.
– Evite excesso de sal e doces.
VESTUÁRIO:
– Use roupas quentes que mantenham o calor do corpo. Evite roupas muito apertadas ao corpo.
– Ao fazer atividade física, não fique com roupa molhada pelo suor. Troque por roupa seca imediatamente após o término da atividade.
– Utilize mantas para aquecer o pescoço e gorros para a cabeça, podendo ampliar para as orelhas.
– Retire as cobertas e as roupas do guarda-roupa antes de iniciar o inverno, lavando-as ou, pelo menos, deixando-as expostas ao sol para limpar dos ácaros e fungos que se depositam nos tecidos por terem ficado meses guardados. Sacuda as roupas a fim de retirar insetos ou aranhas que possam estar no meio das roupas.
EXERCÍCIO FÍSICO:
– É muito importante manter atividade física no inverno. Prefira horários em que a temperatura esteja mais alta. Se for ao ar livre, faça sob a luz solar.
– Hidrate-se durante a realização da atividade física, ingerindo periodicamente goles de água.
– Use tênis e roupas adequadas à prática do exercício físico.
– Faça alongamento antes e após o treino.
AMBIENTE DOMÉSTICO:
– Areje a casa diariamente. Apesar do frio, a moradia precisa ter seu ar renovado. Abra portas e janelas, de preferência nos momentos em que haja luz solar. Isto previne transmissão de doenças do inverno assim como evita mofos.
– Mantenha armários e roupas secas, sem umidade.
– Ao utilizar aquecedores elétricos, lareiras ou fogões a lenha para aquecimento do ambiente, mantenha-se sempre no local, a fim de perceber e prevenir incêndio.
– Não submeta seu corpo a mudanças bruscas de temperatura entre os ambientes. Se for tomar banho quente, aqueça previamente o banheiro e o ambiente em que estará após o banho, evitando choques térmicos.
– Ao sair de casa, encerre o funcionamento dos aquecedores minutos antes, para amenizar a mudança brusca da temperatura de um ambiente quente para o frio da rua.
CUIDADOS COM A SAÚDE:
– Mantenha as vacinas em dia. Além de vacina para gripe, existem outras vacinas que auxiliam a prevenir doenças frequentes no inverno, como pneumonias e infecções de vias aéreas superiores.
– Monitore a pressão arterial. Enquanto no verão a pressão tende a baixar, no inverno ela tende a ficar mais alta, necessitando ajuste na dose dos remédios.
– Atenção redobrada ao coração. No inverno há maior risco de infarto. Nos primeiros sinais de dor no peito ou de desconforto no tórax, procurar imediatamente um setor de pronto atendimento para avaliação.
– Pneumonias podem ter sintomas atípicos nos idosos. Pode haver esta infecção potencialmente grave sem febre, tosse ou dor para respirar, sendo o único sintoma cansaço ou alteração no comportamento, estando o idoso apenas mais confuso, so nolento ou agitado.
– Evite a automedicação. Existem muitos remédios ditos antigripais vendidos sem receita médica em farmácias que podem ser perigosos aos idosos. Muitos podem gerar sonolência ou alteração na pressão arterial. Utilize apenas remédios prescritos pelo médico e pelo tempo determinado.
– Prefira fazer programas durante o dia. À noite, preserve-se em casa, para não se expor ao frio. Sempre que tiver que sair de casa, esteja bem agasalhado. Em dias de chuva, use roupas impermeáveis e, sempre que possível, tenha uma alternativa extra caso se molhe, a fim de evitar ficar com roupa úmida, incluindo sapatos também. Evite ter que caminhar nas ruas, preferindo transporte automobilístico. Solicite às pessoas que facilitem a chegada aos locais, permitindo acessibilidade do carro a garagens ou locais protegidos e secos.