A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NO NOSSO ORGANISMO

Mais da metade do nosso corpo é constituído de água. É por causa disto que temos sangue, saliva, urina, que embaçamos um vidro quando respiramos próximo e eliminamos vapor pela boca nos dias de inverno. A água faz parte de inúmeras funções de nosso organismo e precisamos estar repondo-a para adequada manutenção de nossa saúde.

Se não chove, as plantas murcham e não se desenvolvem direito. Elas “bebem” a água da terra para terem um bom crescimento e desenvolvimento. Os animais e os seres humanos precisam ingerir água para a reposição dela e ter sua concentração mantida no organismo.

Com o envelhecimento há diminuição da sede, o que indica que perdemos o “sinal de alerta” de que nosso corpo está pedindo mais líquido. Muitos idosos acabam ingerindo quantidade insuficiente de água, comprometendo muitas funções dos órgãos e do funcionamento do organismo. Muitas doenças podem vir devido ao baixo consumo deste líquido.

No nosso corpo ela é ingerida através dos alimentos (frutas e legumes), mas principalmente dos líquidos, sendo a própria água a fonte preferencial de hidratação.

Sabendo que os idosos sentem menos sede, precisamos fazer o consumo de água uma obrigação diária. É recomendado que todo indivíduo receba no mínimo 1litro e meio a 2 de água ao dia, sendo esta distribuída nos alimentos e nos líquidos.   Como a dieta não consegue fornecer a quantidade adequada dela, precisamos suplementar com água potável, pelo menos 1 litro ao dia, devendo ser ingerido no decorrer do dia.

Muitas perguntas e comentários me fazem sobre isto.

  1. Chimarrão e chás valem como hidratação?

Sendo feito de água, o chimarrão ajuda a hidratar o corpo, porém, como a erva mate e muitos chás têm efeito diurético, muito do líquido ingerido acaba não sendo aproveitado pelo organismo, sendo eliminado pelos rins. Assim sendo, eles não devem ser a fonte principal de hidratação. Outra importância que cabe aqui ressaltar é que a temperatura muito alta da água utilizada no chimarrão é um fator de risco para o desenvolvimento de câncer de esôfago e de boca.

  1. Bebida de álcool vale como ingestão de líquido?

Não. Álcool não serve para hidratar o corpo e muitas bebidas alcoólicas têm efeito diurético, o que precipita a desidratação. A ingestão deve ser sempre desestimulada. Mesmo ingerindo em pequenas quantidades, há necessidade de suplementar ainda mais o corpo com água.

  1. A cor da urina define meu estado de hidratação?

Além da hidratação, muitas situações podem interferir na cor da urina, como medicamentos, alimentos e doenças. Ela não serve como parâmetro, mas quanto mais desidratado o indivíduo está, mais escura e concentrada estará sua urina.

  1. Não tomo água à noite pois irei muito ao banheiro na madrugada.

Se seus rins produzem muita urina à noite devido ao consumo de água noturna, modifique seu hábito. Beba toda a quantidade de líquido que seu corpo precisa durante o dia, evitando após às 18horas. A produção da urina não é imediata à tomada do líquido. A água ingerida precisa ser absorvida pelos intestinos, ir à corrente sanguínea, aos rins e daí nestes é que será transformado em urina.

  1. O fato de eu produzir urina significa que estou com água sobrando. Assim não preciso tomar água.

Totalmente errado. Os rins precisam da água para eliminarem as impurezas do organismo através da urina. Se não tem a quantidade de água adequada, ele aproveitará a água de outras partes do corpo para produzir a urina, favorecendo a desidratação.

  1. Inchaço nos pés significa que ingeri muita quantidade de água.

Este raciocínio não é correto, pois o acúmulo de líquido nos pés provavelmente se deva a doenças ou alterações que estão comprometendo o funcionamento adequado do organismo, como doenças renais, cardíacas, medicamentos ou excesso de alimentos ricos em sódio, como o sal.

  1. Devo tomar água mais no verão ou no inverno?

No verão, pois eliminamos mais água pela transpiração.

  1. Tomar banho hidrata meu corpo?

Não. Banho apenas ajuda a limpar a pele e os pêlos.

  1. Usar cremes hidratantes na pele substituem a ingesta de água para a hidratação da pele?

Não. Beber água é a principal fonte para a hidratação da pele. Os cremes são complementares.

  1. As rugas na pele indicam que estou desidratado.

A formação de rugas se deve a diversos processos do envelhecimento cutâneo, porém, pessoas desidratadas podem apresentar alterações na pele que favorecem o aumento das rugas.